Aller au contenu

Utilisateur:OS DIVULGADORES/Brouillon

Une page de Wikipédia, l'encyclopédie libre.

Andrea Spolaor (Porto Alegre, 9 de agosto, 1977) é bailarina, professora e coreógrafa Atua nas áreas de dança contemporânea, ballet clássico, técnicas corporais chinesas, Flymoon[1]. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS.

Estudou de ballet clássico em Porto Alegre onde concluiu, pelo método ''Royal Academy of Dancing[2]' Concours international de danse de Paris', em 1999.

Trabalhou com profissionais como: Henrique Rodovalho, Gabriel Vilela, Mario Nascimento, Sandro Borelli, Khosro Adibi, Lars Van Cauvenbergh, Fabio Mazzoni, Marcos Hill, Marco Paulo Rolla, Bettina Bellomo, Suzana Mafra, Luis Arrieta, Tíndaro Silvano, Tony Abott, Oscar Recaldé, Jorge Peña, Glória Padron, Mercedes Beltrán e Gigi Caciuleanu. Sua formação em dança contemporânea foi com Déborah Ruschel e Mario Nascimento.

Estuda Lian Gong 18 Terapias e Xian Gong pelo Instituto Mineiro de ''Tai Chi'' (Maristela/Belo Horizonte) e Estúdio Via5 (Maria Lucia Lee/São Paulo). Formação com certificação internacional em Flymoon, com Clara Trigo.

Atuou[modifier | modifier le code]

  • Integrou o Grupo Imbahá (Porto Alegre) de 2000.
  • Participou por seis anos como bailarina (Ballet Lenita Ruschel Pereira[3]) dos Concertos Comunitários Zaffari e das óperas promovidas pela orquestra da PUC com regência do maestro Fred Gerling.
  • De volta a Porto Alegre em 2009 trabalhou como professora e ensaiadora da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul[5] por dois anos, sob direção de Cristina Calganoto e direção artística de Daggi Dornelles.
  • Em 2009 passou a integrar o Coletivo da Sala 209 no Centro Cultural Usina do Gasômetro[6], em Porto Alegre/RS.
  • De 2010 a 2012 atuou como professora do Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre[7] (direção de Airton Tomazzoni), onde atuou como coreógrafa e diretora em parceria com Airton Tomazzoni no espetáculo “Cuidado Frágil”.
  • De 2014 a 2015 atuou como bailarina criadora na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, participando do espetáculo de estreia da cia “Salão Grená” (direção geral de Airton Tomazzoni e direção coreográfica de Eva Schul e Fernando Campani) e “Tempos de Partida” (direção de Liane Venturella)

Prêmios[modifier | modifier le code]

  • Em 2013 com a Companhia Lírio recebeu diversas indicações a prêmio Açorianos de Dança por seus espetáculos recebendo o de coreografia por “S.E.M.” no [1]Prêmio Açorianos de Dança 2013.
  • Em 2016 estreou o espetáculo “MARCELA FENAY[9], com direção de Liane Venturella, direção de arte de Juliano Rossi, trilha de Matheus Kleber e Pedro Franco e figurinos de Laura Bauermann.
Andrea Spolaor Brazil - Porto Alegre, 9 de agosto 1977

Veja também[modifier | modifier le code]

Anexo:Lista de coreógrafos

  • este artigo sobre bailarina, dançarina ou coreógrafa é um esboço.
  1. (pt-BR) « Clara Faria Trigo », sur Clara Faria Trigo (consulté le )
  2. « Royal Academy of Dance », sur www.royalacademyofdance.com.br (consulté le )
  3. « Ballet Lenita Ruschel »
  4. « Cia de dança palácio das Artes »
  5. « Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul »
  6. « usina das artes »
  7. « Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre »
  8. « Concours international de danse de Paris », Wikipédia,‎ (lire en ligne, consulté le )
  9. « estreia do espetáculo Marcela Fenay », sur http://www.cultura.rs.gov.br/,